Escola de Patrimônio Imaterial em Tarituba

No próximo dia 15 de setembro, o Núcleo de Tarituba da Escola de Patrimônio Imaterial recebe a oficina de empreendedorismo Juventude, Criatividade e Transformação, ministrada por Luciana Miranda Costa. A ação será realizada na sede do Turismo de Base Comunitária (TBC), a partir das 10 horas.

A atividade faz parte da Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realiza mensalmente eventos e oficinas gratuitos de patrimônio imaterial, economia criativa e meio ambiente, em cinco cidades.

Por definição, economia criativa é o conjunto de ações e atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade que geram receita e impacto na economia. A economia criativa no empreendedorismo, por sua vez, pode se referir àquela pessoa que usa a criatividade no seu negócio independente do produto ou serviço que ofereça.

O objetivo do projeto é sensibilizar jovens da comunidade do Quilombo do Campinho para os temas de empreendedorismo, criatividade, inovação e tecnologias. Serão trabalhados temas como projeto de vida e o desenho de soluções criativas para demandas locais. As atividades preveem o fortalecimento dos conceitos aprendidos na oficina, assim como promover a interação entre os participantes. Além disso, a economia criativa também visa à potencialização do empreendedorismo local, valorizando o capital humano presente nos territórios.

Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro
A Escola de Patrimônio Imaterial do Rio surgiu em março de 2022, ao ser recebida por cinco grupos culturais de linhagens centenárias do Estado do Rio, que durante dois anos ganham rica estrutura para que Mestres e Mestras transmitam e exibam seus saberes e fazeres tradicionais, garantindo a salvaguarda destes tesouros.

São músicas, danças, integração com a natureza, comidas, ervas de cura. Frutos dos encontros de povos originários com escravizados de diversas nações da África. Tradições matrizes da cultura brasileira, fundamentais para a construção da nossa música popular e que devem ser salvaguardadas.

A Escola tem o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Sobre os Grupos
➤ Quissamã: Sítio Santa Luzia Quilombo Machadinha (rodas de jongo, gastronomia das senzalas e boi-pintadinho)
➤ Madureira: Companhia de Aruanda (rodas de jongo e de samba)
➤ Guapimirim: Centro de Tradições Afro Onixêgum (tambores, cantos, danças, uso de plantas nas medicinas e encantos)
➤ Magé: Grupo Zé Mussum (rodas de capoeira e de jongo)
➤ Paraty: Ciranda Caiçara de Tarituba (ciranda, folias, saberes da pesca, gastronomia caiçara)

SERVIÇO:
Oficina de Empreendedorismo e Economia Criativa Juventude, Criatividade e Transformação
Data: 15/09
Horário: 10h
Local: Sede do TBC – Estrada do sertão de São Gonçalo, s/n. Paraty, RJ.
(Referência: Ao lado da escola Municipal Marechal Santos Dias)

site: @patrimonioimaterialrio (Instagram) e https://patrimonioimaterialrio.com.br

Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira;  Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone
 – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *