Gastronomia Sustentável e Paraty Cidade Criativa pela Gastronomia.

A Gastronomia Sustentável de Paraty foi lançada em 2 de julho de 2008, na OFF FLIP, com a finalidade de articular um canal de comercialização direta entre produtores rurais e pescadores com o Circuito Gastronômico do Município, e teve como base inicial o Agroecoturismo, o Plano de Governo das Comunidades e as diretrizes da Agenda 21 para a Indústria de Viagens e Turismo com o Desenvolvimento Sustentável, propostas pela Organização Mundial do Turismo.

Planejamento Estratégico e Certificação

Com apoio do Sebrae, foi desenvolvido um Planejamento Estratégico, que serviu de base para o reconhecimento e oficialização da Gastronomia Sustentável de Paraty, através da lei municipal (N°1839 /2012), que efetivamente contribuiu para o título de Paraty Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco.

Esse Planejamento Estratégico da Gastronomia Sustentável foi encaminhado pelo agricultor Jorge Ferreira e o então Secretário de Turismo Amaury Barbosa, à Câmara de Vereadores, sendo transformada em lei municipal pelo então vereador e hoje prefeito Luciano Vidal.

Essa cronologia apresenta o processo que resultou no Planejamento Estratégico, que serviu de base para a elaboração da lei municipal (N°1839 /2012), que oficializa o projeto de Gastronomia Sustentável de Paraty. Que em conjunto com o projeto Não Jogue seu óleo pelo ralo fazem parte do dossiê e foram fundamentais para o reconhecimento de Paraty Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO,
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *