Ponto de Coleta – Não jogue seu óleo pelo ralo no Mercado do Produtor Rural de Paraty

Mais um Ponto de coleta de óleo de cozinha usado do  programa de educação ambiental – Não jogue seu óleo pelo ralo  e nova moeda socioambiental sabão Brilho Natural foram lançados no Mercado do Produtor Rural de Paraty, dia 22 de outubro 2021.

O evento foi promovido pela Secretaria de Pesca e Agricultura de Paraty e contou com a participação de Izaques Marendaz – Vice-Prefeito, Márcio Santo –
Secretário de Agricultura e Pesca, Vagno Martins – Subsecretário de Agricultura e Pesca, Vinícius Oliveira – Secretário do meio Ambiente, Ladjane Silva – Cooperativa Serra do Mar, Mônica Biviana Calderon – Gestora Rede Alegrias, Lucas Cordeiro – Vereador Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Domingos Oliveira – Jornal Folha do Litoral Costa Verde (Flitoral).

Na abertura, Clara Melo Schueng – Supervisora do Departamento de
Pesca e Agricultura e Juarez de Lima representando os agricultores, fizeram a entrega dos produtos cedidos pelos feirantes a uma família que teve a sua casa incendiada.

Na sequência Vagno Martins, Subsecretário de Pesca e Agricultura, condu
ziu o evento, apresentando os participantes e destacou que o lançamento do ponto de coleta de óleo de cozinha usado do projeto – Não jogue seu óleo pelo ralo, é uma ação muito importante porque a partir deste momento os feirantes, os clientes e frequentadores do Mercado do Produtor Rural poderão descartar de forma correta este resíduo, fortalecer este projeto contribuindo com a preservação da nossa Baia e do nosso município.

Izaques Marendaz, Vice-Prefeito, autor da lei municipal que institui o programa de Educação Ambiental nas Escolas de Paraty, disse que a retomada deste projeto com o envolvimento dos Secretários de Pesca e Agricultura, Secretário do Ambiente e todos envolvidos é maravilhoso, pois não é um projeto qualquer e vale apenas esta
rmos todos interessados, envolvidos, divulgando, cobrando, acompanhando, criando este hábito e esta cultura de que o óleo não deve ser jogado no ralo.

Márcio Alvarenga, Secretário de Agricultura e Pesca, agradecendo a participação do vice-prefeito e do secretário do Meio Ambiente, informou que também existe o óleo proveniente das embarcações do cais pesqueiro , que esta sendo providenciado o descarte correto deste óleo pois com o titulo de Patrimônio Mundial temos que cuidar e cuidando a gente sempre vai ter. Agradeceu a presença de todos.

Vinícius Oliveira, Secretário do Ambiente, lembrou que a coleta de óleo contabiliza para ICMS Ecológico, recursos importantes para a manutenção do meio ambiente da nossa cidade e pediu a colaboração de todos para trazerem seu óleo vegetal usado para este ponto do Mercado do Produtor Rural para ser descartado de forma correta. Finalizou destacando a ampliação dos pontos de coleta , e a intensificação da fiscalização dos veículos e empresas irregulares que estão operando no Município.

Ladjane Silva – Cooperativa Serra do Mar, ressaltou que a coleta de óleo de cozinha faz parte do programa PROVE – Costa Verde SEAS/ INEA e que todo óleo coletado é transformado em matéria-prima para a produção do Sabão Brilho Natural, que serve como uma moeda local e socioambiental de troca pelo óleo de cozinha usado e também amplia os recursos do ICMS Verde para o município.

Luíza Faria, promotora da OFFflip OBS, apresentou a Cesta OBS – Cultura e Biodiversidade, que sorteadas na última sexta-feira do mês, promovem os produtos, serviços, e as moedas locais entre elas: Sabão Brilho Natural, Angeli Temperos, Doces da Morena, Farinha de Paraty, melado e cachaças da Pedra Branca, etc.

Monica Calderon – Gestora Rede Alegrias, apresentou a Moeda Alegria, uma rede que apoia os produtores do município com micro créditos e está propondo diálogos sobre como podemos juntar a comunidade e o município para a criação de um banco comunitário.

Lucas Cordeiro, vereador e presidente da Comissão do Meio-Ambiente colocou-se a disposição como um parceiro para trabalhar junto em projetos de lei, ideias e sugestões que surgirem dos debates para dar prosseguimento aos projetos. Finaliza parabenizando a todos e colocando a Câmara de Vereadores a disposição para colaborar no que for possível.

Domingos Oliveira, Folha do Litoral, destaca que já foram coletados mais de um milhão e oitocentos mil litros de óleo de cozinha usados, que deixaram de ser jogados nas pias, ralos, rios da Costa Verde. Um projeto que completa 12 anos e feito de forma participativa e altruísta, que não pede dinheiro e traz recursos para a economia local. Com esta crise econômica global é importante investirmos nestas moedas locais e criarmos um Banco Municipal Comunitário, seguindo o exemplo de outros municípios.


 

EXPEDIENTE:

Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 13701141/0001- 83; Inscrição Municipal – 43168; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email: flitoral21@gmail.com ; Inscreva-se no nosso Canal no Youtube: @Flitoral

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *