“Eu gosto de ler gostando / gozando a poesia, / como se ela fosse uma boa camarada, / dessas que beijam a gente / gostando de ser beijada. (…)” Solano Trindade
Uma energia emocional contida e extravasada emanava da plateia atenta às ressurgências das memórias comunitárias e culturais, gostando de ouvir gostando, gostando de ser abraçada por cada palavra e cada gesto dos participantes da noite de abertura da 19ª OffFlip 2023 – Cultura e Biodiversidade, na Casa da Cultura de Paraty, quinta (27/07).
Destacamos a especial participação da Flip ali representada pela sua Coordenadora de Relações Institucionais Locais e Secretária Executiva do Fórum DLIS, Marcela Moreira, que leu o discurso do Diretor Artístico da Flip, Mário Munhoz – este, por questões familiares, não pode estar presente – no qual reitera “A Flip e a OffFlip estão juntas no mesmo caldo, nasceram juntas e se completam, desde sempre”; do esplêndido show Caiçara Canoa, com Karina Braz & Banda e de representantes do executivo municipal e população diversificada, além de artistas e poetas como Mano Melo que falou um poema e anunciou sua participação na Sexta (28).
As ressurgências
O evento se iniciou com um vídeo em homenagem aos Mascaradinhos e Amaral Paraty, seguido pelo Coordenador da Agenda 2030 e Sub-Secretário de Agricultura Vagno Martins, que enfatizou a importância dos valores agroecológicos ambientais locais.
Logo após foi a vez de um grande time das instituições públicas e privadas deixarem seus pareceres sobre as questões ambientais e socioculturais do município, destacando a importância da OffFlip como canal dessas manifestações.
12ª edição do Circuito Pratos Literários da Gastronomia Sustentável de Paraty
Prosseguiu-se com a exibição do vídeo sobre a Gastronomia Sustentável e Domingos Oliveira, então, fez uma explanação sobre a 12ª edição do Circuito Pratos Literários da Gastronomia Sustentável de Paraty, homenageando os atores deste circuito, como Luiz Armando, Sebastião Nogueira, Angeli dos Temperos, Cida Cajuru e o Chef Caju que apresentou o prato literário em homenagem ao poeta Salgado Maranhão.
Tem gente com fome, tem gente com fome, tem gente com fome / Se tem gente com fome dá de comer / se tem gente com fome, dá de comer…
O professor, Dr. Em Educação, Jenesis Genuncio fez uma bela explanação homenageando o gande artista, poeta e animador cultural Solano Trindade, analisando a musicalidade, o ritmo e a atualidade dos seus poemas críticos, encerrando a participação interagindo de improviso com a plateia com o poema “Tem gente com fome”.
Caiçara Canoa e coquetel da Gastronomia Sustentável
Para coroar o brilho de tanta energia e emoção, Karina Braz e Banda apresentaram o lindo e esplêndido show Caiçara Canoa, com o qual esta artista da terra mostrou a força, a beleza e o empoderamento da mulher caiçara. Por fim, todos se deliciaram com o coquetel da OFF, em que foram oferecidos quitutes, elaborados com produtos agroecológicos de produtores rurais familiares de Paraty.
Discurso do Diretor Artísitico da Flip, Mauro Munhoz
É uma imensa alegria ter recebido esse convite para participar da abertura de mais uma Off Flip. Agradeço especialmente ao Domingos por esse convite, que reforça as nossas sintonias e a complementaridade do trabalho que desenvolvemos em Paraty. Somos muitos.
A Flip e a Off Flip estão juntas no mesmo caldo, nasceram juntas e se complementam, desde sempre. Não quero me estender nas histórias, mas recordo com muito afeto: oito meses antes da primeira Flip, que aconteceu em 2003, estivemos juntos em uma reunião com as “forças vivas” paratienses e paratianas, as pessoas, os habitantes, os moradores, os agentes, os interessados, todos e todas que aqui atuavam e que estavam preocupados com o destino e o futuro desse lugar especial e riquíssimo que é Paraty. Isso faz vinte anos. Domingos se lembra. A Flip parecia impossível. As ideias pipocavam. A Casa de Cultura era ainda uma obra. A Folha do Litoral dava os seus primeiros passos. A Flip e a Off Flip nasceram juntas ali e se alimentam do mesmo desejo: colocar a cultura no lugar que ela merece, com o reconhecimento de sua importância e centralidade para a vida de todos nós. Paraty é um lugar especial e complexo, um verdadeiro microcosmos. Todos os problemas, todos os desafios e todas as delícias da vida estão emaranhadas em Paraty, exigindo de nós uma atenção permanente de cuidado com esse estado de coisas. Além disso, cultura e meio-ambiente se misturam aqui de um jeito delicado, como em poucos lugares.
Nesses últimos vinte anos, Paraty se transformou. Para abarcar e dar conta dessa complexidade, inúmeras atividades e manifestações culturais surgiram. O território se fortaleceu, com atuações, demandas e intervenções diversas.
No trabalho de elaboração da Flip 2023 que está em curso encontramos novamente essa força. A força das secretarias de cultura, turismo, educação, a força dos mapeamentos, das articulações, o Museu de Arte Sacra na Igreja de Santa Rita, o Instituto Histórico, o Observatório dos Territórios da Bocaina, o Fórum DLIS e a Agenda 2030, o Campinho, a Flip Preta, as comunidades locais e as comunidades tradicionais, a gastronomia local, a hospitalidade.
Ainda são muitos os desafios que essa cidade coloca para todos nós, agentes da sustentabilidade e da mudança. A desigualdade no país é grande, aqui não é diferente. A cidade tem espaços desiguais e acessos desiguais à cultura. Juntos haveremos de contribuir ainda mais para que esse quadro se modifique positivamente nos próximos anos.
A Flip e a Off Flip, além desse espírito comum, costumam acontecer na mesma data no meio do ano. Infelizmente isso não foi possível em 2022 e 2023 por questões que estão além da nossa vontade, contudo este é o nosso desejo e estamos trabalhando para voltar o quanto antes a este período do ano.
Um fraterno abraço, parabéns e obrigado.
Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira; Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com
** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.Editar