Abertura da 19ª OffFlip: um poético sucesso com presença da Flip

Eu gosto de ler gostando / gozando a poesia, / como se ela fosse uma boa camarada, / dessas que beijam a gente / gostando de ser beijada. (…)” Solano Trindade

Uma energia emocional contida e extravasada emanava da plateia atenta às ressurgências das memórias comunitárias e culturais, gostando de ouvir gostando, gostando de ser abraçada por cada palavra e cada gesto dos participantes da noite de abertura da 19ª OffFlip 2023 – Cultura e Biodiversidade, na Casa da Cultura de Paraty, quinta (27/07).

Destacamos a especial participação da Flip ali representada pela sua Coordenadora de Relações Institucionais Locais e Secretária Executiva do Fórum DLIS, Marcela Moreira, que leu o discurso do Diretor Artístico da Flip, Mário Munhoz – este, por questões familiares, não pode estar presente – no qual reitera “A Flip e a OffFlip estão juntas no mesmo caldo, nasceram juntas e se completam, desde sempre”; do esplêndido show Caiçara Canoa, com Karina Braz & Banda e de representantes do executivo municipal e população diversificada, além de artistas e poetas como Mano Melo que falou um poema e anunciou sua participação na Sexta (28).

As ressurgências

Vagno Martins, sua filha Helena e Marcela Moreira

O evento se iniciou com um vídeo em homenagem aos Mascaradinhos e Amaral Paraty, seguido pelo Coordenador da Agenda 2030 e Sub-Secretário de Agricultura Vagno Martins, que enfatizou a importância dos valores agroecológicos ambientais locais.

Logo após foi a vez de um grande time das instituições públicas e privadas deixarem seus pareceres sobre as questões ambientais e socioculturais do município, destacando a importância da OffFlip como canal dessas manifestações.


Luiz Paulo, Mariana Maia , Patrícia Kunihira, Marcos Paulo, Daniela Oliveira e Rodrigo Sabatine

Falaram Luiz Paulo diretor do Comitê de Bacias, Mariana Maia (Superintendente de Resíduos e Economia Circular da SEAS-RJ – Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade; Patrícia Kunihira – Secretária de Agricultura Paraty; o Secretário de Turismo, Marcos Paulo; Daniela Oliveira, representando a Secretaria de Meio Ambiente de Paraty e Rodrigo Sabatini, do Instituto Lixo Zero Brasil. O Secretário Marcos Paulo disse estar representando o prefeito Luciano Vidal, que não pode estar presente, por questões técnicas, mas que prestigiaria nos demais dias da 19ª OffFlip.



12ª edição do Circuito Pratos Literários da Gastronomia Sustentável de Paraty

Prosseguiu-se com a exibição do vídeo sobre a Gastronomia Sustentável e Domingos Oliveira, então, fez uma explanação sobre a 12ª edição do Circuito Pratos Literários da Gastronomia Sustentável de Paraty, homenageando os atores deste circuito, como Luiz Armando, Sebastião Nogueira, Angeli dos Temperos, Cida Cajuru e o Chef Caju que apresentou o prato literário em homenagem ao poeta Salgado Maranhão.


Tem gente com fome, tem gente com fome, tem gente com fome / Se tem gente com fome dá de comer / se tem gente com fome, dá de comer…

Paulo da Silva e Jenesis Genuncio

O professor, Dr. Em Educação, Jenesis Genuncio fez uma bela explanação homenageando o gande artista, poeta e animador cultural Solano Trindade, analisando a musicalidade, o ritmo e a atualidade dos seus poemas críticos, encerrando a participação interagindo de improviso com a plateia com o poema “Tem gente com fome”.

Caiçara Canoa e coquetel da Gastronomia Sustentável

Para coroar o brilho de tanta energia e emoção, Karina Braz e Banda apresentaram o lindo e esplêndido show Caiçara Canoa, com o qual esta artista da terra mostrou a força, a beleza e o empoderamento da mulher caiçara. Por fim, todos se deliciaram com o coquetel da OFF, em que foram oferecidos quitutes, elaborados com produtos agroecológicos de produtores rurais familiares de Paraty.

Discurso do Diretor Artísitico da Flip, Mauro Munhoz

É uma imensa alegria ter recebido esse convite para participar da abertura de mais uma Off Flip. Agradeço especialmente ao Domingos por esse convite, que reforça as nossas sintonias e a complementaridade do trabalho que desenvolvemos em Paraty. Somos muitos.
A Flip e a Off Flip estão juntas no mesmo caldo, nasceram juntas e se complementam, desde sempre. Não quero me estender nas histórias, mas recordo com muito afeto: oito meses antes da primeira Flip, que aconteceu em 2003, estivemos juntos em uma reunião com as “forças vivas” paratienses e paratianas, as pessoas, os habitantes, os moradores, os agentes, os interessados, todos e todas que aqui atuavam e que estavam preocupados com o destino e o futuro desse lugar especial e riquíssimo que é Paraty. Isso faz vinte anos. Domingos se lembra. A Flip parecia impossível. As ideias pipocavam. A Casa de Cultura era ainda uma obra. A Folha do Litoral dava os seus primeiros passos. A Flip e a Off Flip nasceram juntas ali e se alimentam do mesmo desejo: colocar a cultura no lugar que ela merece, com o reconhecimento de sua importância e centralidade para a vida de todos nós. Paraty é um lugar especial e complexo, um verdadeiro microcosmos. Todos os problemas, todos os desafios e todas as delícias da vida estão emaranhadas em Paraty, exigindo de nós uma atenção permanente de cuidado com esse estado de coisas. Além disso, cultura e meio-ambiente se misturam aqui de um jeito delicado, como em poucos lugares.
Nesses últimos vinte anos, Paraty se transformou. Para abarcar e dar conta dessa complexidade, inúmeras atividades e manifestações culturais surgiram. O território se fortaleceu, com atuações, demandas e intervenções diversas.
No trabalho de elaboração da Flip 2023 que está em curso encontramos novamente essa força. A força das secretarias de cultura, turismo, educação, a força dos mapeamentos, das articulações, o Museu de Arte Sacra na Igreja de Santa Rita, o Instituto Histórico, o Observatório dos Territórios da Bocaina, o Fórum DLIS e a Agenda 2030, o Campinho, a Flip Preta, as comunidades locais e as comunidades tradicionais, a gastronomia local, a hospitalidade.
Ainda são muitos os desafios que essa cidade coloca para todos nós, agentes da sustentabilidade e da mudança. A desigualdade no país é grande, aqui não é diferente. A cidade tem espaços desiguais e acessos desiguais à cultura. Juntos haveremos de contribuir ainda mais para que esse quadro se modifique positivamente nos próximos anos.
A Flip e a Off Flip, além desse espírito comum, costumam acontecer na mesma data no meio do ano. Infelizmente isso não foi possível em 2022 e 2023 por questões que estão além da nossa vontade, contudo este é o nosso desejo e estamos trabalhando para voltar o quanto antes a este período do ano.

Um fraterno abraço, parabéns e obrigado.


Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira;  Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone
 – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.Editar

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *