Certificação – Não jogue seu óleo pelo ralo Empresa Cidadã Paraty / 2022.

Seguindo as orientações do 6º ODS da Agenda 21/2030 – Água potável e Saneamento, em conformidade com a resolução SEAS/INEA Nº 43 de 29/04/2021, as leis municipais de Paraty – nº 1624 / 2008 e 1743 / 2010 que regulamenta a coleta de óleo de cozinha usado, com base nos critérios do Passaporte Verde Paraty – lei Nº 2074/2016, o Comitê de Bacias da Baía da Ilha Grande e a Secretaria do Ambiente de Paraty certificaram, na modalidade Empresa Cidadã 2022 os seguintes restaurantes e pousadas:
Arte e Sabor; Bar Bem Brasil; Bar da Praia; Bar do Zé; Bar dos Amigos; Tico e Lucia; Bar da Bete; Bendita’s; Bom Apetite; Boteco da Matriz; Cachaçaria e Bar Cana da Praça; Cafezinho; Casa Coupê; Cervejaria Caborê; Condomínio Laranjeiras; Thai Brasil; Dinho’s Bar e Rest. Engenho D’ouro; Fazenda Bananal; Fran’s Rest.; Geko Beach Bar e Grill; Istambul Paraty; Maiyê Rest.; Pastel da Jac; Bartholomeu; Pousada Estrela do Mar; Pousada Literária de Paraty; Pupu’s Peixe Panc; Quintal da Vó; American Burger Beer; Quiosque Rei do Peixe; Quiosque 40 graus; Quiosque da Cris; Quiosque Ponto Certo; Banana da Terra; Candeeiro; Chafariz; Hiltinho; Turquinho; Rest. e Café Darumã; Galeria do Engenho; Jajigo; Rest. Laranjeiras; Netto; Restaurante Paraty; Poço do Tarzan; Rest. Prosa na Praça; Sarau Paraty Bar;Van Gogh Hamburgueria; Ytarap Restaurant; Quiosque Paraty-Mirim.

O Secretário do Ambiente de Paraty, Vinícius Oliveira e o Presidente do Comitê de Bacias da Costa Verde / RJ, Ulisses Mansur, com participação de Ladjane Silva, Presidenta da Cooperativa Serra do Mar, contando com a cobertura do Jornal Folha do Litoral – Flitoral, assinaram no dia onze de fevereiro passado, os certificados dos restaurantes – Empresa Cidadã 2024, por atenderem os critérios legais de coleta de óleo de cozinha usado.

A certificação segue as orientações do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 da Agenda 21/2030 — Água potável e Saneamento, em conformidade com a resolução SEAS/INEA Nº 43 de 29/04/2021, as Leis Municipais de Paraty Nº 1624 / 2008 e 1743 / 2010 e os critérios do Passaporte Verde – PNUMA.

Dando inicio ao processo de certificação dos restaurantes , fizeram a entrega do primeiro certificado a Murilo Monticelli do Restaurante Cervejaria Caborê, destacando a Pousada Villas de Paraty como o ponto de referência do Programa de Educação Ambiental -– Não Jogue seu óleo pelo ralo.

Vinícius Oliveira – Secretário do Ambiente , Ulisses Mansur – CBHBIG, Ladjane – Coop. Serra do Mar, Murilo Montecelli – Villas de Paraty / Cervejaria Caborê

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistas:

FL – Vinícius Oliveira, Secretário do Ambiente de Paraty. Hoje aconteceu um evento importante na Secretaria do Ambiente, que foi a assinatura dos certificados. Isso será uma política da Secretaria de certificar os restaurantes da região?

Vinicius Oliveira — Sim! Vamos estar certificando os restaurantes da região com relação à questão da coleta do Óleo e o destino correto. Hoje, assinamos os certificados dos restaurantes, que participam do programa Não Jogue Seu Óleo pelo ralo.
Peço a população de Paraty, aos restaurantes que ainda não aderiram a esse programa, que venham a Secretária para poder se cadastrar e receber o certificado de que estão contribuindo para a coleta do óleo com o descarte correto.

FL – Quer dizer que a secretaria vai fiscaliza os restaurantes?
Vinicius Oliveira – Nós vamos estar na rua fiscalizando todos os comércios, todos os restaurantes e não só no centro da cidade como também nas adjacências. Vamos estar nos bairros do município cobrando os restaurantes que deem o destino correto a coleta do Óleo.

Vinícius finaliza pedindo que a população e os restaurantes façam o descarte com a cooperativa credenciada, procurando saber para onde está sendo encaminhado a coleta do óleo e alertou que nem todas as empresas que atuam no município são certificadas. É importante pedir o comprovante das licenças. No caso de dúvidas procurar a Secretaria do Ambiente de Paraty e destacou :

“População de Paraty participe do programa Não Jogue seu óleo pelo ralo e ajude a promover Paraty — Ilha Grande como Patrimônio Mundial.”

FL – Ulisses Mansur presidente do comitê de bacia da Baía da Ilha Grande, um grande apoiador desse programa – Não jogue Seu Óleo pelo Ralo. Qual a importância da continuidade dessa campanha?

Ulisses Mansur – Tem que ser dado continuidade! Já foram retirados milhões de litros de óleo que iriam ser despejados em nossos recursos hídricos, nos rios, córregos que chegariam ao mar. Mar esse, que faz as nossas belezas naturais aqui da região da Baía da Ilha Grande.

FL- Graças ao Comitê de Bacia essa campanha não foi para o ralo! O quê está sendo feito hoje para dar continuidade a esse projeto?
Ulisses Manssur – Estamos fazendo divulgação dentro das nossas redes sociais. Se vocês quiserem fazer uma pesquisa veja no Facebook e Instagram – CBHBIG Em parceria com a Folha do Litoral, estamos divulgando os pontos de coleta da nossa região.
FL- No próximo dia 17 de fevereiro, teremos a posse da nova Direção do Comitê?
Ulisses Mansur – Exatamente dia 17, vai ter eleição do Comitê. Vamos ter nova diretoria e novos conselheiros, para dar um gás no próximo biênio.
Mansur finaliza enfatizando : “Participe da campanha — Não jogue seu óleo pelo ralo, que promove Paraty—Ilha Grande como patrimônio mundial.”

Fl – Ladjane Silva, Presidenta da Cooperativa Serra do Mar, que faz um trabalho na região da Costa Verde promovendo a campanha —Não jogue seu óleo pelo ralo, que hoje é uma referência inclusive do Passaporte Verde. A continuidade desse projeto é importante em função da própria Agenda 2030?
Ladjane Silva – Sim! É de suma importância. Essa campanha, acontece há mais de 12 anos e o sucesso dela se dá pela parceria entre as prefeituras, Comitês de Bacias, bares e restaurantes e toda a população que aderiram a esse projeto.

FL – Ladjane, qual a principal dificuldade da cooperativa Serra do Mar ?
Ladjane Silva – A principal dificuldade hoje são os catadores irregulares, que vem ao município fazer a coleta sem atender as leis municipais e nem tão pouco a resolução estadual, dificultando bastante porque diminui a quantidade de óleo coletado e que não supre as necessidades básicas para manter esta campanha que promove hoje Paraty e Ilha Grande patrimônio mundial.

FL – Essa campanha contribui financeiramente para os municípios?
Ladjane Silva – Sim! Todo óleo coletado é feito o quantitativo gerado, o manifesto e posteriormente o município declara no ICMS Ecológico, e com isso traz recurso para o município .

FL – Murilo Monticelli. Você é um dos apoiadores da campanha – Não jogue seu óleo pelo ralo, através do Villas de Paraty e da Cervejaria Caborê. É importante a continuidade desse projeto?
Murilo Monticelli — Com certeza! Além de ajudarmos o nosso município, é um bem que fazemos pelo nosso meio ambiente. Então venha participar também você dessa campanha.
FL- Não jogue seu óleo pelo ralo?
Murilo Monticelli – Não jogue seu óleo pelo ralo!

“Não jogue seu óleo pelo ralo! Um programa reconhecido internacionalmente pelo Passaporte Verde PNUMA na RIO +20 como uma referência em educação ambiental, promovido pela Agenda 21 de Paraty, Comitê de Bacias da Baía da Ilha Grande, Prove -INEA, Jornal Folha do Litoral , Paraty.com, Núcleo Paraty, Cooperativa a Serra do Mar e prefeituras de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro”

Relação dos Restaurantes Certificados 

 

Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira;  Administração – Janete Ronch
Telefone
 – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com

** As opiniões nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

Os comentários estão desativados.