O mapa estratégico e a marca turística proposta pelo SEBRAE estão alinhados com a Agenda 21/2030 de Paraty?

Incontestavelmente, o SEBRAE foi a instituição que mais contribuiu para o planejamento e desenvolvimento do Turismo em Paraty. No entanto, em 2023, declinou de sua cadeira de fundador do Fórum DLIS – Agenda 21/2030.

Ao analisar a proposta atual de mapa estratégico, é possível afirmar que, historicamente, não apresenta inovações significativas no reino da Marcadina. Quanto à nova marca turística, a primeira proposta conceitualmente é interessante, entretanto logos fragmentados com muitas informações dificulta a leitura e não comunica objetivamente a originalidade e a essência do produto. Na segunda proposta podemos fazer uma analogia com a mímesis em Platão – a cópia sempre será inferior à original. Sobre o slogan “Viva a pluraridade” lembra a Coca-Cola é isso aí, não traduzindo adequadamente a nossa “Cultura em Verde e Azul”, tampouco se refere a Paraty como Patrimônio pela Cultura e Biodiversidade. Além disso, a Certificação do uso da marca não contempla os critérios estabelecidos pela Lei Ordinária nº 2074 de 2016. Vale lembrar as palavras de Zé Kleber: “Eis que surge entre o verde da montanha e o azul do mar, é Paraty!”

O SEBRAE e o Planejamento Turístico em Paraty

Historicamente, em 2000, em conjunto com o Comamp – Conselho Municipal de Associações de Moradores e com o Fórum DLIS, foi criado o conceito de Agroecoturismo. Esse conceito resultou no Plano DLIS, que, por sua vez, levou à implantação do projeto de Melhoria da Qualidade da Cachaça, Sistemas Agroflorestais e a Revitalização do Caminho do Ouro, financiado pelo SEBRAE.

Em 2003, com base em dois planejamentos estratégicos de turismo do Fórum DLIS, em parceria com o SEBRAE, foi elaborado o Plano Diretor de Turismo. Este documento delineou 40 projetos com macro-estratégias em Gestão, Fomento, Qualidade dos Serviços, Desenvolvimento do Pensamento Estratégico, Regulamentação e Marketing.

Em 2008, com base nesse plano, foram criados projetos como o Programa de Educação Ambiental “Não jogue seu óleo pelo ralo”, referência da Global Passaporte Verde na Rio+20;

Em 2008, também foi desenvolvida, com apoio do SEBRAE, a Gastronomia Sustentável de Paraty. Essa iniciativa buscou pesquisar, desenvolver e difundir uma culinária sustentável, reconhecendo Paraty com o título de Cidade Criativa pela Gastronomia Unesco em 2017.

Os resultados do Projeto de Melhoria da Cachaça, financiado pelo SEBRAE em 2002, levaram, em 2009, à certificação desse produto com a IG – Indicação Geográfica, tornando-se o primeiro ingrediente da Gastronomia Sustentável de Paraty.

Respaldado no Planejamento Estratégico da Agenda 21 de Paraty, de 2016, financiado pelo SEBRAE, e com referência nas 21 Ações Prioritárias da Agenda 21 e nos 8 Princípios da Organização Mundial do Turismo, foi desenvolvido, em 2018, o Mapa do Lidera Paraty.

Esse mapa pautou prioridades como a organização das informações da oferta turística, fortalecimento da governança do turismo, promoção da marca oficial ‘Passaporte Verde – Paraty Cultura em Verde e Azul’, certificação do receptivo, meios de hospedagens, restaurantes e marinas com o selo da Marca Oficial do destino, e a implantação do ‘Vivência Paraty’.

A Lei municipal nº 2074/2016, que dispõe sobre o Passaporte Verde – Paraty, Cultura em Verde e Azul, serve como base para a Certificação.

Considerando o histórico deste processo, destacando as macro-estratégias do Plano Diretor de Turismo, o Plano DLIS – Agenda 21, e as prioridades do Mapa Lidera, esta análise visa contribuir para o Planejamento Turístico inicial (gestão 2021 – 2024), visando potencializar o Plano de Gestão e consolidar o título de Paraty e Ilha Grande como Patrimônio Mundial – Cultura e Biodiversidade.

Veja matéria – Planejamento Turístico – Paraty e Ilha Grande Patrimônio Mundial

Mapa estratégico proposto pelo Sebrae

Mapas-Estrategicos-Paraty-1

Expediente:
Publicação Editoração e Comunicação – CNPJ 22.841.425./0001-66; Diretor – Domingos M. Oliveira; Jornalista Responsável -Carlos Dei S. Ribas – MTb/RJ 15.173; Conselho Editorial – João Bosco Gomes, Carlos Dei S. Ribas, Juçara Braga, Domingos M. Oliveira;  Administração – Janete Ronch
Promotora de vendas – Luiza Faria tel /zap 24 99815-5271
Telefone
 – (24) 3371-9082 – WhatsApp (24) 99972-1228; Email flitoral21@gmail.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre fldom

Editor Flitoral

2 respostas para O mapa estratégico e a marca turística proposta pelo SEBRAE estão alinhados com a Agenda 21/2030 de Paraty?

  1. fldom diz:

    Obrigado mestre Zarattini pelo retorno e reconhecimento dessas memórias que você tambèm ajudou construir. Abraços

  2. Parabéns pelo descritivo preciso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *